The Pandorica Opens

212a – "The Pandorica Opens"
"A Pandorica se Abre" (BR)
Episódio de Doctor Who
The Pandorica Opens
Legionários Autons arrastam o Doutor em direção a Pandorica como parte do plano da aliança para aprisioná-lo. Esta cena apresentou a maior reunião de diferentes monstros da história do programa.
Informação geral
Escrito por Steven Moffat
Dirigido por Toby Haynes
Edição de roteiro Lindsey Alford
Produzido por Tracie Simpson
Patrick Schweitzer
Produção executiva Steven Moffat
Piers Wenger
Beth Willis
Música Murray Gold
Temporada 5.ª temporada
Código de produção 1.12
Duração 1.ª parte de uma história divida em 2 episódios; 50 minutos
Exibição original 19 de junho de 2010
Elenco
Convidados
Cronologia
← Precedido por
"The Lodger"
Seguido por →
"The Big Bang"
Lista de episódios de Doctor Who

"The Pandorica Opens" (intitulado "A Pandorica se Abre" no Brasil)[1] é o décimo segundo episódio da quinta temporada da série de ficção científica britânica Doctor Who, transmitido originalmente através da BBC One e BBC HD em 12 de junho de 2010. É a primeira parte do season finale da temporada, sendo concluído em "The Big Bang". Ambos foram escritos por Steven Moffat e dirigidos por Toby Haynes.

No episódio, a misteriosa personagem River Song (Alex Kingston) convoca o alienígena viajante do tempo conhecido como o Doutor (Matt Smith) e sua acompanhante Amy Pond (Karen Gillan) para a Grã-Bretanha romana em 102 d.C., onde sob Stonehenge fica uma lendária prisão chamada Pandorica, a qual lendas contam que contém o ser mais temível de todo o universo. No entanto, é descoberto que o Doutor foi colocado em uma armadilha por uma aliança de seus maiores inimigos para salvar o universo das rachaduras no tempo que foram causadas pela nave espaço-temporal dele, a TARDIS. O noivo de Amy, Rory (Arthur Darvill), que já havia sido apagado da existência por uma das fendas do universo, retorna, embora seja revelado que ele é uma duplicata Auton com sua consciência.

Moffat queria que o episódio fosse "grande" e "louco". As filmagens foram feitas no Stonehenge real e em uma réplica no início de fevereiro de 2010. O cenário abaixo do local foi o maior construído no Upper Boat Studios e Haynes ajudou a deixar os atores no clima tocando músicas da franquia Indiana Jones. A aliança de inimigos foi a primeira vez que tal montagem foi vista no programa e a equipe de produção fez questão de usar os monstros mais icônicos que possuíam em boas condições. "The Pandorica Opens" foi visto por 7,57 milhões de telespectadores no Reino Unido e recebeu um Índice de Apreciação do público de 88. Foi bem recebido pela crítica e as duas partes da história ganharam o Prêmio Hugo de 2011 de Melhor Apresentação Dramática (Forma Curta).

  1. «Doctor Who - 5ª temporada: A Pandorica se Abre». TV Cultura. Consultado em 22 de junho de 2024. Arquivado do original em 22 de julho de 2012 

From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Tubidy